domingo, 13 de junho de 2010

As Consequências da Globalização

A Globalização tem conseqüências positivas e negativas.


Positivas:
- Com a globalização, os países têm acesso a novas tecnologias, o que permite que a população tenha mais conhecimento e se desenvolva cultural e economicamente.
Culturalmente, o país acaba recebendo “influências” de outros países, absorvendo alguns de seus costumes e tradições.
Economicamente, o país tem mais mercado para seus produtos e tem acesso a recursos que permitem que os mesmos melhorem; as indústrias têm maior reconhecimento e “aprendem” formas de diminuir seus gastos e aumentar os lucros; etc.
- O país tem melhoras, pois conhecendo melhor os outros, acaba se espelhando em “idéias” que deram certo.

Negativas:
- A principal conseqüência negativa é a dominação que os países desenvolvidos (que possuem a tecnologia) exercem sobre os menos desenvolvidos. Um exemplo disso é a Crise Mundial que afetou todos os países, apesar de ter sido “iniciada” nos Estados Unidos.
- E da mesma maneira que as “boas ideias” são copiadas, as “más” também(a violência vem se “desenvolvendo” e aumentando).
- A Globalização também afeta o mercado de trabalho, pois funções antes realizadas por humanos vêm sendo automatizadas (realizadas por máquinas), o que faz milhares de pessoas perderem seus empregos.

 - Ao final de tudo isso, se chega à conclusão de que, apesar dos pontos negativos, a Globalização ajuda no desenvolvimento de todos os países do mundo, e que, ao que parece, ela vai durar por muito tempo, e que de um certo ponto, isso será bom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.